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Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Braz Cubas e especializado em Lean Six-Sigma pela Fundação Vanzolini. Profissional com mais de 9 anos de experiência desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais como Suzano Papel e Celulose, Comau FIAT group, ABB Asea Brown Boveri, Kimberly-Clark, Fibria grupo Votorantim e Cosan nos segmentos de papel e celulose, bens de consumo (produtos de higiene pessoal), área florestal (eucalipto de fibra curta) e logística (exportação açucar, grãos, etc). Atuação desenvolvida nas áreas de Engenharia de Confiabilidade da Manutenção, Engenharia de Manufatura, Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de materiais e produto. Experiência na aplicação das metodologias Lean Seis Sigma, Kaizen, Lean Manufacturing, guia PMBOK do PMI, PDCA, SDCA, RCM - Reliability Centred Maintenance, Asset Management, entre outras. Certificado Green Belt em Lean Six-Sigma. Participação em grandes projetos de estruturação "greenfield" e "brownfield" da Manutenção utilizando o sistema SAP/R3 módulo PM Plant Maintenance. INTERNATIONAL EXPERIENCE * Argentina – Buenos Aires

sábado, 19 de novembro de 2011

Cientistas inventam o material metálico mais leve na Terra. E agora?

Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveram um novo material metálico cem vezes mais leve do que o isopor e que pode ser colocado em cima de um dente-de-leão sem o danificá-lo.

De acordo com um estudo publicado na revista "Science", o novo material é constituído em 99,99% por ar graças à sua arquitectura celular. Os investigadores da empresa UC Irvine, HRL Laboratories e da Universidade da Califórnia salientam que se trata do mais leve material existente na Terra e que até agora o seu estudo não sofreu qualquer contestação.

"O truque é fabricar uma rede de tubos ocos interligados com uma parede de espessura mil vezes inferior à de um cabelo humano", explicou Tobias Sandler, que lidera a investigação.

O novo material, que recebeu o nome de "microrede metálica ultraleve", é fabricado com 90% de níquel mas, de acordo com os autores, pode ser feito com outra composição já que o níquel foi escolhido apenas pela sua facilidade de manuseamento.

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